ICEM

INSTITUTO CULTURA EM MOVIMENTO

REDES DE DISTRIBUIÇÃO, AMPLIANDO O ACESSO A BENS CULTURAIS

O Instituto Cultura em Movimento - ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento – rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros – o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação e tem como missão:

 

marcador azulAmpliar a circulação e o alcance de produtos culturais através da criação e articulação de redes de distribuição e difusão;

marcador azulFacilitar o acesso aos bens culturais às populações excluídas, seja por motivos econômicos ou geográficos;

marcador azulDisponibilizar os produtos culturais como ferramentas para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã;

marcador azulEstimular o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade dos produtores de bens culturais;

marcador azulTreinar, capacitar e promover a profissionalização de agentes e promotores culturais, fixando-os em seus locais de origem.

marcador azulPromover debates, fóruns e seminários em torno da cultura;

marcador azulEstimular o intercâmbio de bens culturais e imaginários entre países afins.

 

A partir de 2006, o ICEM amplia sua área de atuação, lançando-se na área editorial, com o livro de poemas “Sinais das Idéias”, de Moacir de Oliveira, e na área das exposições, com a mostra itinerante de esculturas “Camille Claudel - À Sombra de Rodin”. Produz ainda o projeto “Marco Universal - Direitos Humanos”, cuja proposta é contribuir para a difusão dos Objetivos do Milênio, através da criação de um acervo de 9 curtas-metragens.


Ao longo dos anos o ICEM vem realizando projetos de diversos formatos para clientes como: Brasil Telecom, Telemar, MetroRio, Prefeitura de Nova Iguaçu, EL Passo, Vale, Perdigão e Thyssenkrupp. Além de parcerias com: UNESCO, UNE, EDUCINE, Coordenação Nacional de DST/Aids, Ação da Cidadania, entre outros. Juntos, esses projetos já beneficiaram mais de 1.9 milhão de pessoas em 1186 municípios e 478 universidades de todo o país.

Em seus 12 anos de atuação, estes circuitos capacitaram e contrataram 627 agentes culturais, responsáveis pela produção local de 15.365 sessões e 3.416 debates com a mobilização de 5.869 debatedores. Foram exibidos 183 longa-metragens da recente cinematografia brasileira e diversos curtas-metragens.
 

Atualmente o ICEM dá apoio e sustentação, através de sua rede nacional, aos projetos: Cinema BR em Movimento, Cinema na Praça - Riofilme, Cinema pela Verdade e Cinema Para Todos - Governo do Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre estes e outros projetos do ICEM através das seções Cinema em Movimento e Projetos do nosso site.


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente
Alberto Graça


Vice-presidente

Luciana Boal Marinho


Conselheiros

Lucila Vasconcelos de Avelar
Felipe Negreiros de Bretas Freitas
Isabel Graça
Diego Paiva