Anterior

Cinema para todos

    cinema_para_todos_foto.jpg
CARTAZ
cinema para todos cartaz
SOBRE O PROJETO

O Cinema Para Todos é uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, executado pelo Instituto Cultura em Movimento - ICEM em regime de convênio. Seu objetivo é estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes principais: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar. O programa promove ainda encontros pedagógicos com os professores e oficinas de videointeratividade em escolas da rede pública participante.

Em suas três edições, o Cinema Para Todos (CPT) já levou às salas de cinema 1 milhão de espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a cerca de 200 filmes nacionais. Além de “Gonzaga – de pai pra filho”, foram exibidos no CPT filmes como “Xingu”, “O Palhaço”, “Heleno”, “Até que a sorte nos separe”, “À beira do caminho”, “Tropicália” e “Tropa de elite 2” entre outros.

Os 27 municípios beneficiados pelo programa são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Para saber mais sobre o projeto acesse: www.cinemaparatodos.rj.gov.br

 

RESULTADOS
Período: até dezembro de 2012
Convênio: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Municípios: 27
Escolas: 1.050
Cinemas: 65
Filmes exibidos: 200
Oficinas realizadas: 50
Vales utilizados: 1.000.000

REALIZADORES

Logos-rodape-CPT